sábado, 2 de maio de 2015

PINTURA COM ÁGUA

Os pequenos adoram mexer com água e amam simular o ato de pintar. Por isso essa atividade e tão interessante para eles.

CRECHE

0 à 3 anos.

OBJETIVO(S)

- Estimular a manipulação de diferentes objetos.

-Trabalhar a coordenação motora.


MATERIAIS NECESSÁRIOS

Bacias com água, pinceis e uma parede que possa ser molhada.






DESENVOLVIMENTO

Escolha um dia ensolarado para essa atividade, deixe as bacias e pinceis a disposição dos alunos e apenas incentive a pintura expontânea. Eles adoram essa atividade e ficam por muito tempo envolvidos.






domingo, 26 de abril de 2015

MOVIMENTO - MANIPULAÇÃO DE TECIDOS

CRECHE

0 à 3 anos.

OBJETIVO(S)

- Estimular a manipulação de diferentes objetos.

-Trabalhar a coordenação motora.


MATERIAIS NECESSÁRIOS

Pedaços de tecido de diferentes cores e tamanhos, prendedores de roupa e varal feito com barbante.





DESENVOLVIMENTO

Distribua os tecidos para cada aluno, não esqueça de mencionar o nome das cores e se é grande ou pequeno. Comece realizando movimentos direcionados com os alunos: amassar o tecido, torcer, enrolar em diferentes partes do corpo, estender o tecido na frente do corpo ou atrás dele, colocá-lo em cima e embaixo, balançar com a mão direita e depois com a mão esquerda. Em seguida distribua os prendedores de roupa para os alunos e incentive a estenderem os tecidos no varal previamente preparado pelo professor em determinado lugar da sala. Se você tiver recipientes que lembrem baldinhos eles vão amar.







sexta-feira, 24 de abril de 2015

ATIVIDADE DE ENFIAGEM

CRECHE

0 à 3 anos.

OBJETIVO(S)

- Estimular a manipulação de diferentes objetos.

-Trabalhar a coordenação motora.


MATERIAIS NECESSÁRIOS

Macarrão em forma de cilindro, barbante e durex.





DESENVOLVIMENTO

Coloque o macarrão em recipientes de modo que fique fácil a manipulação pelos alunos. Prepare antecipadamente os barbantes no tamanho ideal para eles. Na ponta do barbante enfie um macarrão e amarre para que seus alunos consigam enfiar os macarrões e eles fiquem presos no barbante. Na outra ponta faça um aponteira com o durex de modo que a ponta fique dura facilitando a enfiagem pelos alunos. Distribua o material e mostre como fazer para que eles se sintam mais seguros para realização dessa atividade.




sábado, 21 de fevereiro de 2015

LEMBRANCINHAS PARA PÁSCOA


Navegando pela Net essa semana me deparei com essas fofurices de Páscoa para presentearmos nossos alunos. A maioria parece super fácil de fazer.

Fotos By Pinterest





quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

ATIVIDADE BERÇARIOS E MATERNAL- CHUVINHA DE PAPEL

CRECHE

0 à 3 anos.

OBJETIVO(S)

Desenvolver atitudes de confiança nas próprias atividades motoras.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Revistas velhas que possam ser rasgadas.




DESENVOLVIMENTO

Espalhe revistas por toda parte de modo que os alunos possam manipular livremente. Eu sei que para alguns isso não será necessário, mas mostre para eles como rasgar o papel. Deixe que façam isso livremente. Depois peça para colocarem o papel dentro de um balde e faça chuvinha de papel. Repita isso mais vezes.



Deixe um recadinho para nós! E até a próxima!

CAPA PARA CADERNO DE RECADOS

Esse ano o tema da minha sala é Looney Tunes. Então tudo que estou fazendo tem imagens desses personagens adoráveis. Fiz essa capinha e esse comunicado para colocar no caderno de recado dos alunos. Para baixar clique sobre a foto uma vez, depois clique com o botão direito sobre a foto já grande, coloque salvar imagem e salvar. Espero que gostem!






sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

MOVIMENTO - BERÇARIO - TONICIDADE E EQUILIBRAÇÃO

Foto: Morguefile
CRECHE

0 À 2 anos.


OBJETIVO(S)

- Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular etc., desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

colchões.

DESENVOLVIMENTO

Espalhe os colchões pelo espaço da sala ou quadra, permita que os alunos explorem o material e possam, andar; correr; pular; rolar e arrastar-se. É preciso ter um colchão para cada um, para evitar acidentes. O professor também deve fazer para que os alunos possam copiar. Com os alunos sobre os colchões vá dando os camandos: andar, pular, rolar, correr e arrastar-se. Depois cante a música "Caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é , caranguejo só é peixe na enchente da maré, olha palma, palma, palma, olha pé, pé, pé, olha roda, roda, roda, caranguejo peixe é". Ao final da música deixe que eles caiam no colchão. 

domingo, 1 de fevereiro de 2015

5 MANEIRAS DE ENSINAR FORMAS GEOMÉTRICAS

1- Em uma superfície reta faça as formas geométricas usando durex colorido, disponha os blocos lógicos e peça para os alunos irem colocando os blocos nos locais corretos.



foto:Pinterest
 2- Desafie seu aluno a criar formas geométricas usando palitos de picolé coloridos. Dê a ele o desenho das formas que você quer que ele crie, você pode oferecer uma xerox com as formas ou desenhar na lousa, fica a seu critério.

foto:Pinterest

3- Use formas geométricas como carimbo, ofereça tinta de cores diversas, cartolinas e os blocos para que os alunos possam carimbar livremente. 

foto:Pinterest

4- Use uma lixa de parede para desenhar diferentes formas com um giz de cera branco, recorte essas mesmas figuras usando papel ou tecido (Feltro), peça ao aluno para colocar as formas no lugar certo.

foto:Pinterest
 5- Recorte formas geométricas maiores de papel mesmo, agora usando tecido faça essas mesmas formas em tamanho menores, peça para os alunos colarem no lugar correto.


Foto: pinterest

Gostou? Deixe seu recadinho!!! Até a próxima!!!


sábado, 31 de janeiro de 2015

CONHECIMENTO MATEMÁTICO - CONTAGEM

Criança colocando bolinha dentro da garrafa na quantidade certa.
Foto: Pinterest

PRÉ ESCOLA

4 à 6 anos

OBJETIVO(S)

- Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais.

- Ter confiança em suas próprias estratégias e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

10 garrafas Pet transparentes pequenas, bolinhas de papel revestidas com durex colorido, ou substitua por outro material que achar melhor, marcador permanente para escrever os números.

DESENVOLVIMENTO

Prepare o material previamente, escreva os numerais de 1 a 10 nas garrafas, revista pequenas bolinhas de papel com durex colorido, faça no tamanho certo para passar no gargalo da garrafa e na quantidade suficiente para ser usada. Mostre aos alunos como se brinca com o jogo, coloque uma bolinha na garrafa do número 1, duas no número 2 e assim por diante. Observe quando for a vez do seu aluno e intervenha quando necessário.


Beijos e até a próxima!





quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

NATUREZA E SOCIEDADE - BRINCANDO COM ÁGUA

natureza e sociedade- criança brincando com água
Copiado de Pinterest
CRECHE


2 e 3 anos



OBJETIVO (S)



- Explorar o ambiente

- Manipular diferentes tipos de materiais demonstrando curiosidade e interesse.


MATERIAIS NECESSÁRIOS



Copos de plástico ou descartaveis, jarras de plástico ou garrafas pet cheias de água.



DESENVOLVIMENTO



Apresente aos alunos os materiais que serão utilizados, encha um copo e diga cheio, depois esvazie o copo e diga vazio, repita isso um pouco mais rápido em tom de brincadeira:cheio, vazio... cheio, vazio. Depois distribua o material entre seus alunos e permita que brinquem livremente. Essa atividade não apenas trabalha o conceito de cheio e vazio, mas também permite aos alunos o desenvolvimento da coordenação motora. Aproveite enquanto ainda é verão faça essa atividade.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA- DANÇA DAS CADEIRAS COM NOMES

PRÉ ESCOLA E CRECHE

3 e 4 anos 

OBJETIVO(S)

-Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano


MATERIAIS NECESSÁRIO

-Cadeira, fichas como os nomes dos alunos, cd de música, toca cd.


DESENVOLVIMENTO

Essa é uma atividade que poder ser feita de vez em quando é uma ótima oportunidade de ensinar as crianças a identificarem os nomes de uma maneira divertida. Disponha as cadeiras em roda na mesma quantidade de alunos, entregue as fichas e peça para que coloquem o nome em uma cadeira. Explique que ao som da música devem andar ao redor das cadeiras e que ao parar a música todos devem sentar onde estiver o seu nome. Faça um ensaio primeiro. Depois é pra valer. Quando a música parar ajude os alunos questionando: Esse é seu nome? Mostre a ficha, identifique a primeira letra, questione sempre. Parabenize quando acertarem. Repita duas vezes. Depois troque as fichas de lugar, já vou avisando que vai ser uma confusão, pois muitos não vão olhar a ficha apenas vão sentar no lugar que estavam acostumados. Mas será uma boa oportunidade para confrontar os alunos, perguntando: Esse é seu nome? O que está escrito? Essa é a sua letra? Enfim mãos a obra!!!

Dança da cadeira com os nomes

copiado de http://edsondantas.com/wp-content/uploads/2013/05/dan%C3%A7a.png


Gostou? Então deixe um recadinho!!! Até a próxima!!!


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

NATUREZA E SOCIEDADE - ATIVIDADE MONTESSORIANA

CRECHE

2 e 3 anos

OBJETIVO(S)

- Explorar o ambiente.
- Conhecer pequenos animais.
- Manipular diferentes tipos de materiais demonstrando curiosidade e interesse.

MATERIAL NECESSÁRIO

Caixa para manipular a areia, areia colorida dessas que se compra em casas de 1 Real, bichos de plástico, colherzinhas ou medidores desses que se usa em cozinha.

DESENVOLVIMENTO

Mostre a caixa com a areia dentro, pergunte qual a cor da areia. Depois mostre os bichinhos de plástico e repita o som desses animais junto com os alunos, Não vai dar para fazer com todos ao mesmo tempo, então enquanto uns brincam com outros objetos, você vai chamando aos poucos para brincarem com você. Dê a eles liberdade para manipular o material. Você vai ver como isso irá intertê-los por um bom tempo. 










Se você gostou deixe um comentário, ou mande sugestões para nosso email planosdeaulaeducacaoinfantil@gmail.com

Beijos e até mais!!!






sábado, 24 de janeiro de 2015

LINGUAGEM ORAL ESCRITA - NOME PRÓPRIO

PRÉ ESCOLA

4 à 6 anos (pode ser aplicado também no maternal)

OBJETIVO(S)

-Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano.


MATERIAL NECESSÁRIO

Celofane azul, durex ou fita crepe, folhas para dobrar os barquinhos, canetão para escrever os nomes.


DESENVOLVIMENTO

Faça a dobradura dos barquinhos e escreva o nome dos seus alunos. Use o celofane para simular o mar (igual a foto). Reuna os alunos  e cante a música " Se eu fosse um peixinho" colocando o nome dos alunos. Quando eles forem chamados devem pegar o barquinho com o seu nome, caso errem, não se preocupe. Repita essa atividade de vez em quando e rapidinho eles vão estar reconhecendo o nome.

SE EU FOSSE UM PEIXINHO 
E SOUBESSE NADAR
EU TIRAVA O (NOME DO ALUNO)
DO FUNDO DO MAR




VOLTA ÀS AULAS- RECEITA DE MASSINHA DE MODELAR

Sempre faço essa receita com meus alunos. Eles amam fazer e brincar com a massinha. Costumo embrulhar alguns pedacinhos em celofane e dar como lembrancinha no final da aula.



Até mais!!!!

VOLTA ÀS AULAS- PRIMEIRO DIA DE AULA

Recepção das crianças com alegria, Deixe brinquedinhos espalhados sobre a mesa, ou receba com um video que as crianças gostem; Café da manhã (Ou lanche) ; Recreação no parque.

RODA DE CONVERSA: Leitura de um livro a sua escolha.
Peça ao pais para enviar brinquedos que os alunos gostem. Depois da leitura do livro mostre os brinquedos, pergunte de quem é?Depois deixe passar de mão em mão. Quando terminar permita que os alunos brinquem a vontade. 

NATUREZA E SOCIEDADE: Leve os alunos para uma visita na escola, sem compromisso, apenas ande com eles. Pode ser que por causa da choradeira você não consiga apresentar as pessoas, assim apenas ande com eles. 

LINGUAGEM MUSICAL: Cantar músicas populares com os alunos utilizando gestos diversos isso ajuda a acalmar.

JOGOS DE CONSTRUÇÃO : Pecinhas

SAÍDA: Despedir e entregar um pirulito ou uma balinha. Seja positivo, diga que ele foi muito bem e peça para voltar amanhã para brincar um pouco mais.

Esse é um período de conquista, lembre-se que essas crianças não te conhecem, seja alegre e não se desespere, pois logo logo eles vão se acostumar com você e com sua rotina.






Espero que tenham gostado!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

IDENTIDADE E AUTONOMIA - COMO EU SOU POR DENTRO? PARTE 2

PRÉ ESCOLA 
4 à 6 anos

OBJETIVO(S)
-Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança,
identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e
agindo de acordo com elas.

MATERIAL NECESSÁRIO

Cotonete, cola, pequenas impressões do crânio, folhas de papel.

DESENVOLVIMENTO

Depois de fazer um grande cartaz com um esqueleto tamanho real de um adulto chegou a hora de registrar no caderno. Então faça a versão miniatura do esqueleto usando cotonete. Faça o traçado do esqueleto no caderno, cole a cabeça previamente e depois permita que os alunos colem os cotonetes, alguns cotenetes devem esta inteiros, outros pela metade. Mãos a obra!!!



IDENTIDADE E AUTONOMIA - COMO EU SOU POR DENTRO?

PRÉ ESCOLA 
4 à 6 anos

OBJETIVO(S)
-Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança,
identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades, e
agindo de acordo com elas.

MATERIAL NECESSÁRIO

TNT para usar como fundo, rolinhos de papel higiênico, tinta guache branca e pincéis.

DESENVOLVIMENTO

Pergunte aos alunos o que tem dentro do nosso corpo? Leve para sala de aula imagens de raio X para mostrar para eles como somos por dentro. Se tiver esqueleto de mentirinha na sua escola aproveite para usar e mostrar pros alunos, eles vão adorar. Depois deixe que os pequenos pintem os rolinhos usando pincel e tinta guache branca. Deixe secar e em seguida faça a montagem do esqueleto junto com os alunos. Vocé pode fazer o desenho e pedir para que eles conloquem os rolinhos por cima. Aproveite o momento para escolher o nome para esse boneco. Exponha o trabalho dos seus alunos para que os pais possam ver. 




Beijos e até o próximo post!!!



APRENDENDO AS CORES- JOGO DAS PEGADAS

Esse é um jogo muito divertido que as crianças adoram. O jogo das pegadas, fui eu mesma que fiz usando Emborrachado e TNT preto, para colar os pezinhos usei cola quente. O dado eu fiz com uma caixa encapada com Emborrachado. Pelo menos uma vez a cada 15 dias eu brincava com meus alunos e eles amavam. A regras são simples: alunos posicionados na frete das fileiras de pegadas, a professora joga o dado e se o aluno tiver a cor na sua frente deve pular, caso não tenha a cor fica parado. Toda vez que lançar o dado lembre de dizer o nome da cor que saiu para que os alunos possam memorizar. Ou pergunte que cor é essa? Os alunos que estão de fora também participam. 







Espero que gostem. Beijos e até mais!!!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MÚSICA - EDUCAÇÃO INFANTIL

CRECHE:

0 à 3 anos

OBJETIVO (S):

- Ouvir e discriminar fontes sonoras (instrumentos musicais).
- Bricar com a música fazendo sons atravéz de instrumentos musicais.


MATERIAL NECESSÁRIO

Bandinha da escola ou instrumentos feitos de sucata.


DESENVOLVIMENTO

Faça uma roda com os alunos. Balance a caixa com os instrumentos e pergunte o que tem dentro? Faça suspense e comece a retirar os instrumentos um a um dizendo o nome do mesmo e fazendo o movimento necessário para fazer o som. Você verá o quanto eles se surpreendem. Passe o intrumento adiante e deixe que cada aluno o manipule. No final permita que eles peguem o instrumento que mais gostaram e brinquem por um tempo. Vai ser uma barulheira, mas valerá a pena. Beijos e até mais!!!






CONHECENDO AS REGRAS DA SALA

Todos nós sabemos a importancia de estabelecer regras na sala de aula desde a Educação Infantil. Porém as vezes fica difícil fazer essa construção ,  principalmente com os pequenos. Então que tal trabalhar essas regrinhas de uma maneira diferente? Com a minha turminha do maternal usei um fantoche para trazer as regrinhas para sala e deu super certo. Os mais extrovertidos falaram bastante sobre o que podiam ou não fazer atravéz da leitura das imagens que o fantoche ia apresentando. Depois colei as regras num pequeno cartaz e deixei exposto durante o ano. Sempre que precisava bastava levar a criança até as regras e lembra-la do nosso combinado.




quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

IDENTIDADE E AUTONOMIA - DINÂMICA DO ESPELHO

EDUCAÇÃO INFANTIL

3 à 5 anos.

OBJETIVO(S)

-Desenvolver o reconhecimento da própria imagem.
- Trabalhar a autoestima.

MATERIAL NECESSÁRIO:

Caixa de sapato ou baú, espelho para colocar no fundo da caixa.






DESENVOLVIMENTO

Apresentar aos alunos uma caixa com uma tampa atraente, dizendo que dentro dela existe algo muito precioso, algo importante, um verdadeiro tesouro. Proponha que cada aluno olhe dentro da caixa, mas que não fale pra ninguém o que tem dentro dela. No fundo da caixa deve ter um espelho de modo que ao olhar dentro o aluno veja refletida a sua própria imagem. Fique atento as reações,  pois elas poderão dizer como as crianças se veem. Crie um ambiente de interesse, pergunte o tempo todo: Qual é esse tesouro? Depois de todos participarem pergunte o que viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro? Dirija a conversa até o ponto que os alunos percebam que eles são importantes, são preciosos.






SEMANA DE ADAPTAÇÃO - CANTINHO DE OBJETOS PESSOAIS E FOTOS DA FAMÍLIA

CRECHE

0 à 3 anos

OBJETIVO (S):

-Incluir as crianças no espaço escolar.
-Conhecer os hábitos dos alunos .
-Promover um ambiente de acolhimento e segurança.

MATERIAL NECESSÁRIO:

Separe um cantinho na sala para colocar os brinquedos ou objetos preferidos dos alunos trazidos de casa, cartolina, canetão para escrever e cola.

DESENVOLVIMENTO

Pedir aos pais uma foto e um objeto, brinquedo ou paninho que o aluno goste e tenha apego. Peça para trazer para escola. Com as fotos monte um painel e cole na altura dos alunos para que eles possam ver sempre que quiserem. Deixe os objetos em um local onde o aluno possa pegar sempre que sentir necessidade.






SEMANA DE ADAPTAÇÃO - MASCOTE PARA TURMA

CRECHE:
0 à 3 anos

OBJETIVO (S): 

- Criar ambiente agradável para os alunos.
- Proporcionar momento de interação.
- Favorecer a expressão de sentimentos

MATERIAL NECESSÁRIO:

Pedaço de TNT, folhas de jornal, barbante, olhos e boca de Emborrachado para colar no rosto do boneco.

DESENVOLVIMENTO

Em roda entregue para cada aluno uma folha de jornal e peça para amassarem. Depois eles devem colocar as folhas amassadas dentro do tecido. Lembre-se de preparar o tecido de modo que ele pareça um saco comprido. Você pode colar as pontas com cola quente e amarrar a parte de baixo com o barbante. A medida que for enchendo, amarre com o barbante formando gomos. Depois é só colocar os olhinhos e a boca. Deixe o boneco na sala durante as 2 primeiras semanas de aula e sempre incentive os alunos a darem um abraço nele.